exatamente... o paradigma é o mesmo da década de 70/80.
Daí vem outra questão (aquela q é mais usada como "desculpa" pelos chefes):

"Haa.. mas o usuário já está acostumado com esse tipo de tela.. se mudar o
usuário fica perdido."
Ou então.. aquilo q até mesmo nós desenvolvedores dizemos: "usuário é burro"
(lembrem q tb somos usuários de vários sistemas no dia-a-dia, a começar pelo
Flex Builder :D)

Minha opnião é que o usuário está acostumado com isso pq isso é a única
coisa q foi apresentada a ele, desde q muitos viram o pc pela primeira vez.
Se todo carro fosse quadrado com 5 rodas e nós estivéssemos acostumado com
isso desde crianças, com certeza hj, ao ver um carro de hoje, acharíamos a
coisa mais bizarra do mundo: "Oq?! com 4 rodas? não vai funcionar!"

Acredito, hoje, que com o Flex temos a possibilidade de "quebrar a matrix" e
libertar o usuário.
Pra q sistemas MDI? Para que popups modal? Porquê ninguem pensa em fazer
nada "flutuante" ?!

É isso aí galera... minha intenção com esse post é instigar a galera a
quebrarem seus paradigmas. Hoje, com Flex, temos essa possibilidade! É nessa
hora que eu acredito no lema da Dclick (q foi criado pelo Beck, claro):

"Nós fazemos software que o usuário usa porque gosta não porque é obrigado"

Abraços!