Tentar trazer o usuário para próximo ao que ele vai trabalhar é bem
interessante mas nem sempre é algo que conseguimos pois há dentro de uma
empresa usuários que conhecem o processo mas não sabem utilizar o computador
e nem sabem o que querem, em outros casos ocorre o contrário. No fim das
contas acaba saindo o que o analista especificou pois o mesmo teve que
"ensinar" o usuário sobre o que pedir ou na pior das hipóteses dizer à ele o
que é necessário. A questão do layout mais "bonitinho" na aplicação com
certeza minimiza a questão do usuário "não gostar" de utilizar o sistema,
vejamos o próprio windows, quando era o 98 ninguém ligava para o aspecto
visual, quando o linux começou a emplacar como "alternativa", com visual
mais agradável, ao windows o que a microsoft fez? Mudou o layout e lançou o
XP. Claro que houve uma percepção por parte da microsoft que o "bonitinho"
tem bastante influência. No entanto no windows não há grandes movimentos de
tela e coisas semelhantes à zooms e demais efeitos.
O que se faz hoje com o flex já era possível fazer com o flash 4 (claro que
de uma maneira bem mais grotesca em relação à MVC) e nem por isso o flash se
tornou a mega ferramenta para construção de sistemas. Já vi bastante coisa
interessante em flash (inclusive uma HP12C) mas ainda é difícil ver sites e
sistemas completamente desenvolvidos em ActionScript. A tendência mostra que
o quadro está mudando, mas indiferente da linguagem que se utiliza, se é
CRUD ou não, o importante é saber que paradigmas demoram para ser quebrados.
Há pouco tempo atrás um cara me pediu um orçamento de sistema para ficar
estilo o que aparece no filme minority report. Isso já é uma grande quebra
de paradigmas, ou seja colocar um monitor touch e deixar o sistema como
quer. Utiliza CRUD? Sim por que não. Fica "bonitinho"? Sim fica bastante. Dá
flexibilidade para o usuário? Sim muita.
Para aqueles que estão pensando em não utilizar o CRUD digo o seguinte,
procurem a área de joguinhos de colorir para crianças pois é bem provável
que nesta área não se utilize CRUD. Programação de sistemas sem CRUD hoje é
bem difícil.

--
Atenciosamente
Everton Romero Rivas