Então.. não entendi muito bem.... pode ser a simplicidade da pergunta tenha
me confundido (#paradoxo).
Bem... qnd usava Hibernate e então expunha as entitdades diretamente, fazia
de forma natural:

Objeto Pedido teria um List<ItemPedido> items e no Flex a classe Pedido.as
tem um ArrayCollection chamado de items.
A conversão nesse caso já é automatica.

Hoje, trabalhando com VOs (tb conhecido como DTOs) a idéia é a mesma.

Abraços.

--
Mario Junior
Enterprise Java / Flex Architectures

Sofshore Informática
http://www.sofshore.com.br
+55 (48) 3337 2003
Rua Pastor Willian Richard Schisler Filho 452 sl 102, 88034-100 Itacorubi
Florianopolis SC Brasil