Olá Mario e todos da comunidade

agradeço muito a você por sempre responder prontamente minhas duvidas

explicarei então o restante...
a cada novo subscriber que eu crio, eu instancio um producer no servidor
para tal subscriber... o manager desse producer, então, é responsavel,
dentre outras tarefas, de instanciar um outro subscriber num middleware
assíncrono de comunicação... para diminuir a carga sobre o middleware e até
mesmo aumentar a performance e escalabilidade do sistema como um todo, esse
subscriber no middleware deve ser feito de forma dinâmica... se a conexão
com a aplicação cliente cair abruptamente, a aplicação, nesse momento, não
consegue finalizar as conexões com o middleware... dai, periodicamente,
poderíamos colocar uma thread pra fazer o serviço de desconexão com o
middleware caso o consumer do cliente já não esteja mais conectado...

agradeco
abracos