Penso muito diferente.

Se o foco é web, PHP é melhor saída. É segura, consistente e flexível.

Se é nativa, escolha algo que não precise de um jvm pra deixar a
máquina lenta.

Já trabalhei com grandes sistemas financeiros, de uma grande empresa
todo feito em PHP utilizando framework code igniter e jquery e
funcionou perfeitamente requisitando POUCO do servidor, algo que em
java seria impossível.

Agora para trabalhar com Flex acredito que java seja mais expansível
que PHP.

Atenciosamente,

Hermes Alves