@Leurimar

Você precisa dessa informação em tempo real? ela pode ser, digamos, de
ontem? caso sim. Você tem duas alternativas.
Criar ma view matereializada (Oracle e SQL Server tem, outros bancos nao
sei) onde voce consolidará todas as informações em um lugar só e toda noite
voce atualiza ela. O problema disso é que aloca memoria do servidor.
Alternativa para qualquer banco -> fazer uma procedure que dê carga em uma
tabela (consolida a informacao nessa tabela) e faz ela limpar os dados e dar
carga novamente toda noite... Tua query vai roda em 10 segundos (ou menos).

Fiz isso no trabalho e um relatorio que demorava quase 9 horas está saindo
em 2 segundos independente da quantidade de parametros que eu colocar. Antes
eu listava informações em tabelas com bilhões de linhas e hoje, listo apenas
o período que quero e busco isso em menos de 200mil linhas.

--
Atenciosamente,
Rodrigo Valentim