o X e o Y da questao estão no MessageBrokerServlet e no JavaAdapter ...
abrindo o fonte deles vc vai entender melhor sobre como o blazeDS trata/cria
os RemotingMessages, como ele cria uma instancia das suas classes de serviço
e faz o invoke por reflexao dos seus metodos passando os argumentos.

O Erko Bridee há pouco tempo fez a mesma pergunta e depois fez um post no
blog dele bem interesse sobre isso, segue:

http://erkobridee.com/2009/07/17/flex-blazeds-como-o-blazeds-sabe-o-que-executar/

Abraços.

--
Mario Junior
Enterprise Java / Flex Architectures

Sofshore Informática
http://www.sofshore.com.br
+55 (48) 3337 2003
Rua Pastor Willian Richard Schisler Filho 452 sl 102, 88034-100 Itacorubi
Florianopolis SC Brasil