Ivan, eu já desenvolvi algo similiar ao que você está querendo.
No meu sistema, eu posso puxar um item de menu, de um menubar e colocá-
lo em um Canvas, como um botão clicável.
Para isto, eu mexi com DragManager, DragSource, DragEvent..
Dá uma googlada e olha o último link que a Gabriela passou, pra ver se
dá uma iluminada no seu pensamento. Qquer coisa, pode perguntar ae...
Mas, na teoria, todos os componentes podem ser arrastáveis..