Eu conheço este truque do design mode e uso ele em outras ocasiões
(mais ou menos numa situação como vc descreve, para impedir acesso ao
server em modo design).

Só no caso do DataGridColumn eu não estou renderizando nada, ao menos,
eu não estou mudando nada na renderização. Eu extendo o DGC só para
adicionar algumas propriedades, nada que afete a renderização.

O FB3 usa um esquema diferente para renderizar DataGrids. Componentes
normais, ou customizados, são renderizados no FB3 executando o código
do componente quando em modo design (daí o truque acima pra saber se
teu código esta rodando neste modo especial). O datagrid usa um outro
esquema, tanto que a renderização no FB3 é apenas parcial, ele não
leva em conta um monte de propriedades. A renderização não 'roda' ou
teu código, ela é feita via alguma rotina/plugin especial do FB3.

Até aí eu sei, só não sei como fazer para que este 'codigo especial'
opere como componentes customizados. Imagino que seja algo ligado ao
namespace, que no meu é obviamente diferente do "mx" da Adobe.

Eu só queria saber se alguém já tinha encontrado este problema e
encontrado uma solução tipo "UIComponentGlobals.designMode"... alguma
gambiarra destas que renderizasse subclasses do DataColumnGrid.

TIA
julio