Tenho uma função que me retorna um valor booleano se já existe uma
venda para determinado cliente.Essa função era feita na parte do
ActionScript mas surgiu a necessidade de fazer no back-end para
melhorar perfomance.

Porém não consegui pensar uma maneira para essa função retornar a
resposta já que depende do result..

Ex:

public function verificarExistencia():Boolean{

 vendaService.existeVenda();

return ???

}

Preciso para fazer algo assim: if (verificarExistencia()) ....

só que a chamada ao serviço depende do result.....pensei em fazer por
evento, ou ficar esperando e quando o valor for modificado eu retorno
o valor, mas de qualquer maneira não tenho como retornar por esse
método...

Alguém saberia algo para me ajudar?