Pessoal, primeiramente vou fazer a pergunta mais da parte conceitual.
É correto disparar um evento do controller e tratá-lo em uma classe
que herda do mxml?

A segunda pergunta é a seguinte: estou usando Swiz.dispatchEvent para
disparar o evento, porém a minha classe que tem o listener para esse
evento não está "detectando" que este evento foi disparado. Porém isso
só acontece quando o evento é disparado utilizando o
Swiz.dispatchEvent. Se eu dispera de qualquer outra classe "visual" a
minha classe detecta o evento. Alguém saberia me dizer porque isso
está acontecendo?

Muito Obrigado pela ajuda