Eae Tiago, blz?

É correto disparar um evento do controller e tratá-lo em uma classe
> que herda do mxml?

Não, e nem é possivel a menos q vc crie algum  "proxy de eventos" para
centralizar listeners e disparos, oq eu SÓ usaria em casos extremos... não é
uma boa prática.

Se usar MVP, vc poderia trafegar a sua view pelo evento e no método do
controller ter acesso a ela, assim vc poderia acessar seus métodos publicos
padronizados por uma interface.

> A segunda pergunta é a seguinte: estou usando Swiz.dispatchEvent para
> disparar o evento, porém a minha classe que tem o listener para esse
> evento não está "detectando" que este evento foi disparado. Porém isso
> só acontece quando o evento é disparado utilizando o
> Swiz.dispatchEvent. Se eu dispera de qualquer outra classe "visual" a
> minha classe detecta o evento. Alguém saberia me dizer porque isso
> está acontecendo?

O swiz precisa ter acesso a essa classe no startup da aplicação, é nesse
momento q ele inicializa seus "beans" e amarra os eventos q são tratados
pelos mediators dinamicos. Só assim o Swiz.dispatchEvent conseguira
"atrelar" os eventos aos listeners. Se essa classe "não visual" fosse um
componente, e vc pudesse declarar no pacotes de views (viewsPackages), deve
funcionar.

> Muito Obrigado pela ajuda

Precisando de help, só dar um alo.

Mario Junior
Enterprise Java / Flex Architectures
Adobe Certified Expert Flex 3 with AIR

Sofshore Informática
http://www.sofshore.com.br
+55 (48) 3337 2003
Rua Pastor Willian Richard Schisler Filho 452 sl 102, 88034-100 Itacorubi
Florianopolis SC Brasil