Certamente não há um PROBLEMA no Flex, há uma falta de configuração
adequada.

O Flex, o beckend e o banco de dados devem estar trabalhando na mesma
codificação, ou caso contrário, as devidas conversões devem ser
feitas.

Para isso, saiba qual é a codificação que você usa em cada camada e
faça as conversões ou use a mesma codificação em todas as camadas.

Eu uso UTF8 em tudo.