Ola

Se você não envia comandos ASCII para a impressora você envia dados em "modo
gráfico" para ela imprimir, ou seja, a velocidade não é a mesma.

Por enviar em modo gráfico, informações como tamanho da folha e fontes vão
distorcidas, causando os erros que você está dizendo que está sofrendo.

Nessa url tem um post muito interessante mostrando um pouco de como isso
pode ser feito no java, incluindo uma parte do mapa de caracteres:
http://devpath.blogspot.com/2008/01/java-como-imprimir-na-epson-lx-300-via.html

Um abraço

--
Stefan Horochovec