No meu componente (no caso ComboBox) eu trato o focusOut, chamando esta
função:

        public function validar():Boolean
        {

            var valid:ValidadorComboBox = new ValidadorComboBox();

            valid.required = _obrigatorio;
            valid.requiredFieldError = this.mensagemPersonalizada == "" ?
Constantes.CAMPO_OBRIGATORIO : this.mensagemPersonalizada;
            valid.source = this;
            valid.property = "selectedItem";

            return !(valid.validate().type ==
ValidationResultEvent.INVALID);
        }

E, o ValidadosComboBox é assim:

package
{
    import mx.validators.ValidationResult;
    import mx.validators.Validator;

    public class ValidadorComboBox extends Validator {

        function ValidadorComboBox(){
            super();
        }

        public static const MSG_ITEM_NAO_SELECIONADO:String = "Item não
selecionado";

        protected override function doValidation(input:Object):Array {
            var results:Array = [];

            results = super.doValidation(input);

            if(results.length > 0)
                return results;

            if(input == null) {
                results.push(new ValidationResult(true, null,
"Combo.SelectedNull", MSG_ITEM_NAO_SELECIONADO));
                return results;
            }
            return results;
        }

    }
}

2010/1/20 Thiago Segato <thiagooseg...@gmail.com>

> Brother.. manda o código pra ficar um pouco mais claro...
>
> Um abraço

Atenciosamente, Pergentino Araújo.
Arquiteto Java/Flex
MSc. Profissional - Engenharia de Software
Adobe Certified Expert - Flex 3 with AIR