Não lembro se com hierarchicaldata funciona, mas no meu caso resolveu.

Verifique o tipo do objeto data no seu item renderer, quando linha
agrupadora (pasta)
o data não é do tipo de objeto da sua coleção.

Segue o que eu fiz no meu item renderer:

visible="{ data is BlablablaDTO }"

Ou vc pode testar se existe alguma propriedade especifica no seu objeto:

visible="{data.hasOwnProperty('codigo') }"

Fábio Goll
Gtalk/Msn: fabiog...@gmail.com
Twitter: @fabiogoll