Opa..
Estava com o mesmo problema e com a ajuda do Fábio indicando a dica do beck
agora ta ok, mas usando a "técnica" da propriedade visible -
data.hasOwnProperty,
assim que a grid é carregada aparece o controles (itemrender) no nó...
depois se der um clique nesse itemrender que esta no local errado e dar um
tab aí ele some...

Com vocês não acontece isso?

[]'s
Leonardo