Pode iniciar uma thread no java para processar, quando terminar (ou der
erro), vc grava o resultado em algum lugar (banco, arquivo).

E no flex depois de chamar o java que inicia a thread, vc faz um timer para
verificar se já terminou o processamento.

Eu tive que fazer isso em um relatório gigantesco uma vez, pro meu caso
funcionou direitinho.

Não sei se tem alguma forma mais "bonita" de ser feita.

Fábio Goll
Gtalk/Msn: fabiog...@gmail.com
Twitter: @fabiogoll