Legal Pedro. Obrigado pelo link.

Isso funcionou bem no protótipo que criei. Inclusive posso usar o
columnSpan para juntar as colunas ( se quiser posso usar duas colunas
no pai e uma no filho, como esperava no inicio ).

Só estou com um problema: Ao utilizar uma lista originada no servidor
não tenho o atributo children.

Para especificar o atributo children vi que posso utilizar
childrenField. No entanto, ele é uma String e não está funcionando.
Tentei também cria-lo como um objeto mas não mostra ele.