Cara, se a sua estrutura é hierarquica porque vc quer usar array??

No php, gera um XML e retorna esse XML.

Se não me engano, o Flex consegue interpretar uma String cujo conteúdo
é um XML válido. Nunca mandei um objeto do tipo XML do php para o flex
( eu uso ZendAMF ) então não sei dizer se é possível, se for possível
você manda como XML mesmo. Se não for possível, converte pra string e
manda como string.