Tem outra coisa.

A vantagem de usar XML no flex é que você pode manipulá-lo com E4X. Se
não conhece, dá uma googlada que vale a pena.

Mas caso não consiga trabalhar com XML, você pode criar uma hierarquia
de objetos.

Crie um objeto, com as propriedades que você quiser. Mas a propriedade
"children" deve conter um array de objetos filhos. Cada objeto filho
deve conter uma propriedade children com seus filhos.

Tudo isso esta no Flex 3 Developers Guide, se escrever isso no google
+ hierarquical data você encontra tudo isso.