Bom dia pessoal,

Ainda estou dando meus primeiros passos no mundo do desenvolvimento web.
E a minha dúvida é a seguinte.
Digamos que eu desenvolva uma aplicação web, e que a mesma vá receber muitos
acessos, vai ter um certo tráfego de dados.
Então uma hospedagem compartilhada, com certeza não iria muito longe
dependendo desta aplicação.
Pesquiso na web, e a galera sugere um plano de cloud. Posso aumentar o
"poder" de acordo com as necessidades.
Mas, e agora? Como funciona?
É tipo eu ter um servidor dedicado, porém "virtual"? Onde instalo sistema
operacional, seja windows/linux, e configuro tudo do zero?
Tem algum curso de deploy assim, com configuração de servidor do zero?
Ou links pra algum material?
Desde já agradeço a atenção de todos da lista, e me desculpem a
ignorância...rs
Obrigado.
Abraços,

--