Nesse caso específico, por isso que eu sugeri anteriormente que o que
poderia estar era o componente e não o Flex ... =)

A classe base dos componentes visuais, a classe UIComponent,
implementa os métodos mas não a interface IFocusManagerComponent.
Isso acontece pq nem todos os componentes derivados de UIComponent são
componentes que podem receber foco.
Dessa forma basta que você implemente a interface (já que os métodos
estão implementados na classa UIComponent) para adicionar esse
comportamento a algum desses componentes.

Com certeza logo você está criando aplicações muito mais rápido com o
Flex do que com jQuery.
Isso aliado com um bom Skin ... não tem como comparar os resultados.

abs!

------
@Pablo_Souza
http://rectius.com.br/blog