acho que dentro do Item renderer separado você pode colocar uma função
chamando parentDocument.FUNÇÃO() no in-line usa outerDocument.FUNÇÃO() eu
faço assim... talvez a galera aí saiba uma maneira melhor... deixa eu colar
um exemplo... só tenho exemplo de click pro in-line...

explicando as propriedades...

alpha: para quando estiver autorizada esmaecer o botão, para parecer
desabilitado
enabled: exatamente para evitar que o animal... digo, usuário clique...
tooltip: pra mostrar a tooltip do Status
buttonMode, usehandCursor e mouseChildren: para a imagem ficar como botão

<mx:DataGridColumn headerText="" width="20" dataField="Status">
                <mx:itemRenderer>
                    <fx:Component>
                        <mx:VBox horizontalAlign="center"
verticalAlign="middle">
                            <mx:Image
source="assets/images/sistema/aprovarcompra.png"  alpha="{data.Status !=
'Pendente' != false ? .3 : 1}"  enabled="{data.Status != 'Pendente' ? false
: true}" horizontalAlign="center" height="16" width="16" toolTip="Autorizar"
buttonMode="true" useHandCursor="true" mouseChildren="false"
click="{outerDocument.autorizaCompra()}"/>
                        </mx:VBox>
                    </fx:Component>
                </mx:itemRenderer>
            </mx:DataGridColumn>

public function autorizaCompra():void
            {
                chama o método de autorização depois recarrega a tela...
possívelmente a função init() onde você carrega novamente os dados...
            }

Ajudou???