Bom Dia Pessoal.

Estou com um problema aqui para resolver.
O Sistema ja está em funcionamento porém começou a aparecer uma situação que
não foi prevista no inicio do projeto.

Temos uma lista onde geralmente eram carregados entre 1mil e 3mil registros
eu achava isso um pouco exagerado mas até o momento está funcionando tudo
normal.
Porém agora apareceu uma empresa que tem 9 mil itens nesta lista e
simplesmente trava hehehhe

Está lista é o Plano de Contas das empresas(sistema contabil)
Eu havia pensado em ir carregando os itens e armazenando em memória conforme
fosse utilizados os itens.

Só que a cada lançamento feito é escolhido uma conta diferente o que iria
aumentar muito o meu trafego da rede.
Ai eu estaria solucionando um problema e causando outro o que não é legal :)

Eu tinha pensado em paginar está lista.
Mas é meio que um tiro no escuro fazer isto pois pode ser que o item
utilizado esteja no final da paginação.

Alguém teria alguma idéia de como posso resolver um problema sem criar
outro?
Ou alguém ja passou por algo do tipo?

--
Att