Acontece q o textInput te retorna uma string, enquanto o seu atributo está
esperando um Number.
Faça assim q deve resolver:

text="@{Number(user.idade)}"

Isso pode acontecer com outros tipos de objetos tb, como o Date, objetos
proprios, ArrayCollection (onde se espera um Vector.<>), etc...

[]'s

Mario Junior
http://blog.mariojunior.com/
@mariojunior