Isto Guilherme e Samuel,

Porem eu não tenho esta informação (prorpiedade) que quero mostrar na
linha.
ex: eu tenho uma coluna chamada ORDEM que não vem do banco e nem é
criada manualmente.

como posso acessar lá dentro de uma propriedade (DATA.ORDEM) que não
existe "data.ordem"...

seria algo assim mais ou menos:

private function carregaOrdem(item:object):String{

  return 1+1; // porem na próxima linha este cara não existe mais.

}

sabendo que isto não funciona, eu queria acessar o datagrid para
trabalhar com o dataprovider dele...saca!!
para não criar uma nova instancia.

que voces acham?