Cristian,

em relação ao DateField, eu consegui resolver.

em relação ao combo, eu consigo preencher o combo com a lista de estado e
cidade com o resultado da consulta que vem do java, justamente setando o
dataProvider do combo recebendo a lista de objetos que vem do java, tenho o
labelField = 'sigla' e labelfield='nome', para estado e cidade
respectivamente.

O meu problema é na hora que estou fazendo uma consulta, ele não consegue
encontrar o estado e a cidade que ta setado no cadastro de cliente, ou
seja, ele não consegue encontrar o index do estado e da cidade no combo, os
combos estão preenchidos, mas mesmo usando esse método que você sugeriu de
para varrer a lista ele não encontra a posição do item na lista.

e na hora de fazer uma inclusão, não consigo pegar o código da cidade
selecionada por exemplo,só consigo pegar o nome, porque é justamente o nome
que eu coloquei no labelField.

Comentando o problema com um colega que trabalha com JSF, ele me falou que
no caso dele, ele tem uma forma de setar o código e nome da cidade por
exemplo, mas exibir só o nome, ai quando ele vai fazer o setAtributos para
enviar para o java incluir no banco, tudo funciona normalmente, mas no flex
não consegui aplicar a lógica que ele usa no JSF, então voltei pra estaca
zero.

Fazendo consultas nas listas de discussões, já encontrei pessoas que
tiveram o mesmo problema, ai ficam na lista discutindo solução, mas quando
encontram solução não colocaram como resolveram.

--
Amarildo Lucena
Analista de Sistemas / Delphi Developer