bom, mandei uma resposta mas não foi postada, então, resumidamente é
isso:
var selectedItem:Object = _dataGridPrincipal.selectedItem;;
var verticalScrollPosition:int =
_dataGridPrincipal.verticalScrollPosition;
/*
* 2. Update the data provider of the datagrid.
*/
_dataGridPrincipal.dataProvider.refresh();
/*
* 3. Set again the datagrid verticalScrollPosition and selectedItem
properties using the values you stored in step 1.
*/
_dataGridPrincipal.verticalScrollPosition = verticalScrollPosition;
_dataGridPrincipal.selectedItem = selectedItem;
/*
* 4. That's all and enjoy.
*/

(será que minha mensagem não foi postada pq coloquei a fonte da
solução? ah.. acho que não.)