Provavelmente o Hibernate deve estar implementando por default o ehcache.

Para desabilitar, coloque esta linha nas configurações do seu hibernate,
seja elas no persistence.xml ou no orm..xml, não me lembro ao certo.

<!-- Disable the second-level cache -->
<property
name="cache.provider_class">org.hibernate.cache.NoCacheProvider</property>

Abraço,

Ernani