Tem que criar um função onde você passa o dataprovider e o data que você
quer setar tenta isso:

public function selecionarItem(Item: String, minhaColecao: Object): int {
for(var index: int = 0; index < minhaColecao.length; index++) {
if(minhaColecao[index]['data'] == Item) {
return index;
}
}
return -1;