Renderizar em tempo real não acabaria consumindo mais processamento?
Sim. Porém como é na máquina do cliente, pra mim pouco importa.
A ídeia de renderizar em tempo real é que eu gostaria que o cliente
montasse a consulta em tempo real, usando combo box e etc. a partir de um
template o cara ia ter o que ele queria e já ia visualizar como seria o
documento. Minha ídeia era fazer assim não sei se será possível.

ah o meu backend é java.