Sai no site http://www.myfreebsd.com.br/.

Há alguns dias, Jem Matzan disponibilizou, no Newsforge, interessante análise do sistema operacional FreeBSD 5.4. Confira trechos.

"Algumas das mudanças notáveis nas edições x86 e AMD64 são:

- Falhas de segurança no fetch, procfs, linprocfs, telnet, sendfile, ioctl e cvs foram reparadas. Na verdade, tais correções já estavam disponíveis para os usuários do 5.3.

- O scheduler de processo ULE foi corrigido e agora está disponível como alternativa ao scheduler 4BSD.

- A funcionalidade de escala de freqüência de processador foi adicionada ao kernel.

- Vários network card drivers foram tornados capazes de atuar em multiprocessamento. Um network driver foi adicionado para dar suporte a adaptadores USB Ethernet. Os drivers Intel Pro/1000 e SysKonnect/Yukon LAN foram corrigidos.

- O protocolo CARP do OpenBSD foi implementado.

- O ipfw foi atualizado com novas opções e features.

- Podem ser dados aliasses no momento do boot em relação a network devices.

- BIND, netcat, Heimdal, OpenSSL e Sendmail foram atualizados às suas mais recentes versões.

- A documentação foi atualizada.

- Uma lista completa de correções de bugs, melhorias e adições pode ser vista no link release notes <http://www.freebsd.org/releases/5.4R/relnotes.html>."

*Conclusões:*

"Eu tinha o hábito de usar o FreeBSD como meu sistema operacional de estação de trabalho; na verdade, nós demos o pontapé inicial à série 'My Workstation OS' do Newsforge. Mas, ao invés de melhorar a cada lançamento, ele parece se envolver em sérios problemas ao se concentrar em aspectos menos críticos tais como o que está e não está sob o 'giant lock' (o apelido para o antigo mecanismo de thread-locking do FreeBSD, que evitava-o de ser multi-threaded). Do ponto de vista de um usuário, parece que os desenvolvedores do FreeBSD estão tentando otimizar o código que não funciona devidamente.

Falando como um antigo usuário do FreeBSD, eu quero que este sistema operacional funcione de novo. Eu desapontado pelo fato de isso não acontecer com o FreeBSD 5.4. Se você tem uma máquina com o 4.11 e está pensando em atualização, sugiro que deixe tudo como está."

Para ler todo o artigo, acesse Review: FreeBSD 5.4 <http://os.newsforge.com/article.pl?sid=05/05/24/2153257&tid=8>.

Fonte:
Newsforge