Nilson Debatin escreveu:
> O caso da SCSI parece mais fácil mesmo, e concordo que teoricamente
> plugando o equipamente eu teria um novo dispositivo e seria soh
> formatá-lo/monta-lo e partir pro abraço, meu medo nesse caso é o
> Free não suportar o device em questão.
> Nunca mecheste com Fiber Channel? Tenho mais interesse nessa ultima
> por nao ter limitacao de quantidade de maquinas plugadas na storage
> onde basta ter portas livres no switch fc.

Eu acho que não tem problema.. uma vez que o FreeBSD conseguir
reconhecer a adaptadora scsi com certeza ele vai conseguir enxergar os
discos, pois a maioria dos storages trabalham com padrões abertos, ou
seja, qualquer sistema operacional que consiga trabalhar com os mesmos
discos localmente vai conseguir vê-los no storage. Aqui eu tenho um
Fiber Channel, mas não estou usando com BSD apenas no Tru64 Unix da
Compaq.. andei lendo a documentação e ele funciona no Windows 2000
Server e no Linux, bastando instalar as placas HBA (controladora SCSI)
nos servidores e os drivers.. se vc está cogitando a compra de um
storage (equipamento nada barato) peça pro seu fornecedor fazer uma
demonstração e faça testes com FreeBSD..

--
Alexandre Vasconcelos
Unix Admin