Marcus Alves Grando wrote:

> Sem gerar flame... postfix.
>
> Ele consegue definir por dominio numero de conexões com os outros smtp's
> e ainda consegue reaproveitar a conexão já aberta para entregar novos
> emails.
>
> Abraços

Marcus,

Meu problema com o postfix é que não tenho nenhuma experiência com ele.
Já com o qmail são 8 anos de "briga" e hoje tenho ele rodando tão
redondinho... o problema que relatei acima é o único que tenho com
ele... Não que eu não possa correr atras do postfix mas é que numa
situação de migração dessas fica difícil fazer a experiência com os
clientes...
Minha configuração atual do qmail é qmail+qmail-scanner+mc affee
uvscan+spamassassin+vpopmail+courier-imap+pop-before-smtp+uma cacetada
de patches anti-spam. Meu medo em relação ao postfix é se ele possui
todos os recursos antispam que consegui implementar no qmail. Diminui
drasticamente meu consumo mensal barrando spams direto na conexão, não
gostaria de abrir mão de alguns desses patches que funcionam tão bem no
qmail. Você tem algum tutorial que cubra mais ou menos essas funções que
descrevi? Estou dando uma olhada na documentação oficial do postfix e
vou ver se faço alguns testes internos, mas ainda não sei se vale a pena
trocar o qmail...

Obrigado pela ajuda!