Otacilio Neto wrote:
> Na veja desta semana veio uma materia sobre software
> livre onde a revista atribui alguns supostos fracassos
> do governo em tecnologia ao uso deste tipo de
> software. Gostaria de saber as opiniões dos colegas.

Achei a materia fraca, com indicativos de fracasso de alto custo devido
a contratacao de "pessoal tecnico especializado" adicional. Mas sempre
me ocorre quando essas campanhas "get the facts" da vida acontecem que
um profissional bom de Microsoft em geral custa mais caro (maior
salario) que um profissional bom de software livre. Estou falando de
alguem bom, aquele que vai saber usar as ferramentas obscuras da
microsoft pra por exemplo customizar campos LDAP no AD sem correr o
risco de tornar o segundo inutilizavel. Em geral esse vai ser mais caro
do que o equivalente que customize OpenLDAP em software livre, se ambos
forem contratados.

A materia tambem nao foca os erros pragmaticos e provaveis solucoes, por
exemplo melhor e gradativa capacitacao dos profissionais atuais, que
seria muito mais rasoavel do que sair contratando novas pessoas,
inflando assim os custos com recurso humano.

Nao menciona os casos de sucesso. Nessa lista aqui tem gente que
trabalha na saude, na fazenda, na CODEPLAN, na casa civil, no TSE, e
outros diversos orgaos federais que poderiam contar historias de sucesso
do software livre (e software livre BSD, a saber) capaz de minimizar a
materia da veja quando colocados lado-a-lado. Mas a Veja nao fez essa
materia. O que da sinais de lobby, mais uma materia nao imparcial,
daquelas que a veja e' especializada.

Bom, pessoalmente nao gosto da Veja. Mas uma coisa pode-se dizer sobre a
Veja, alem de ser a revista da elite-burra, dos pseudo-informados, seu
impacto em geral nao e' tao contundente quanto a Veja gostaria que
fosse, ou acha que e'. Se o fosse a popularidade do Lula nao estaria
subindo a cada pesquisa ao inves de cair, ja que ser tendenciosa em
favor do PSDB+PFL e' reconhecidamente o grande "moto" da revista.

Por outro lado Software Livre e' 1 das bandeiras do dos governos do PT.
E atacando o software livre e propondo teoricos fracassos a seu uso, vai
estar diretamente (bem diretamente, ja que no primeiro paragrafo da
materia o PT e' tido como o pai da crianca) cumprindo seu papel primario.

Mas nao da achar que tudo e' exagero e parcialidade da revista. A forma
e as consequencias mencionadas, sim, poderiam ter sido escritas de forma
mais informativa e menos "vejam que fracasso". Mas existem falhas sim,
alem das que eu mencionei sobre capacitar ao inves de contratar, existem
mais falhas em como o SL e' usado no governo. Existem setores que tentam
impor Linux como plataforma para usuarios finais sem uma adaptacao
previa. Tentaram isso no INSS de algumas cidades satelites do DF, e foi
mesmo um fracasso, porque os atendentes nao apenas tiveram que sair do
Office pra KOffice, tiveram que sair do Windows pro KDE, sem preparo
previo nao da. Em setores menos tecnicos ao menos. O caminho deve ser
trilhado passo-a-passo, Firefox no lugar de IE. TB no lugar de Outlook,
OOffice no lugar de MSOffice (onde ja se viu adotar Koffice, isso e
completo despreparo. Koffice nao da - amantes do KDE que me perdoem hehe
- e existe o OpenOffice como opcao. Nao ha pq ir de Koffice...), e assim
vai. Isso tudo nas etapas iniciais podem ser sob plataforma Windows.
Software Livre nao e' so' sistema operacional. Esse, deve ser a ultima
etapa da adaptacao dos usuarios finais.

Bom, poderia citar outros exemplos, de sucesso e falha. Mas em geral as
falhas so acontecem em situacoes onde as acoes sao precipitadas. Com um
plano pensado de adocao de SL a medio prazo (poxa um governo tem 4 anos
de mandato, claro que da tempo!) as falhas em potencial cairiam
substancialmente.

Mas ainda assim hoje os sucessos (que a Veja e' alheia) falam mais alto
que os insucessos. E esse e' o caminho certo, ao contrario do que essa
materia/revista promove...

Por favor o email acima e uma opiniao pessoal. Politica provavelmente
tende a atrair flames mais do que nossos classicos (iptables vs ipfw vs
pf vs o mundo / qmail vs psotfix vs exim / psdb vs pt vs pfl vs p* /
evangelhos apocrifos vs evangelho segundo matheus - qual a diferenca
prum flame warrior? hehehehe)

--
Patrick Tracanelli