Tirloni, Giovanni P. wrote:
>   Parece que tem algo na implentação de uma função tempo no FreeBSD que
> demora mais que no Linux.. e o PostgreSQL utiliza muito ela. É o que me
> lembro de cabeça.. provavelmente vi na lista do pgsql algum dia. Memória
> não está muito boa pra isso agora.. se houver alguém mais antenado favor
> comentar.

Houve uma thread extensa sobre esse assunto na lista do CURRENT.
Basicamente, o PostgreSQL e MySQL utilizam muito as funções que retornam
o horário do sistema [gettimeofday()], sendo que no FreeBSD essa função
retorna um horário muito mais exato que o Linux. Essa precisão gera um
overhead adicional no FreeBSD, deixando as aplicações mais lentas.
Existem patches (experimentais) implementando uma função que retorna
horários com menor precisão, justamente para contornar esse problema:
http://www.watson.org/~robert/freebsd/clock/
Outra opção é testar outros contadores, ajustando os sysctls
"kern.timecounter.choice" e "kern.timecounter.hardware".

--
Rainer Alves