From: "Rodrigo Graeff" <[EMAIL PROTECTED]>
To: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
<freebsd@fug.com.br>
Sent: Thursday, May 25, 2006 5:44 PM
Subject: Re: [FUG-BR] Qmail abrindo muitas conexoes simultaneas para o
mesmohost

On 5/24/06, Ari Arantes <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> O problema do qmail que acho é que ele parou no tempo e deixou um monte de
> patch ser feito. Estava na hora de sair uma nova versão de qmail com SMTP
> autenticado, pop before smtp e todos os patchs úteis que foram p/ o
> netqmail-1.0.5. Tem também o SPAMCONTROL, mas no postfix é muito mais
> fácil

Não tinha visto esta tua colocação, apenas prá constar, o qmail não
parou no tempo, o que está parado é o rpc para smtp. O qmail apenas
tenta ficar com segurança o mais dentro possível das especificações do
RFC. Somente aqueles que usam e gostam de usar o qmail entendem o
porque dos patches, e de toda a manutenção necessária para ter um
qmail como mta. A grande maioria dos patches adicionam features que
não fazem parte do  modelo RFC portanto NUNCA serão imcorporadas pelo
DJB, dono do qmail. O que se precisa não é uma versão melhorada do
qmail e sim uma revisão das especificações RFC para o protocolo.
O netqmail não é uma versão do qmail e sim um pacote criado pelo
Russel Nelson e outros carinhas para "facilitar" o uso do qmail para
alguns usuários dummies no qmail. O netqmail não tem pretenção de se
tornar uma versao mais avançada do qmail como diz na página deles.
Realmente a questão é ser "fácil", se os administradores buscam por
esta questão, não recomendo o qmail, agora se o administrador sabe o
que está fazendo e está também proposto a executar o que for preciso
para ter um precioso mta com segurança, agilidade e pouco uso de
recursos, e que, principalmente, esteja também disposto a ajudar a
comunidade do qmail tanto no Brasil como no mundo, então este
administrador terá dias de prazer instalando, utilizando e ajudando a
comunidade do qmail.

--
Rodrigo Graeff
delphus