Pois é, core, sei que existem soluções de redundância nos ISP's. Mas
se o ISP cai, e a redundancia interna dele não funciona, vc fica na
mão. Sabemos que isso acontece com qualquer ISP.

Hoje, têm uns roteadores baratinhos, como da d-link, ou outros da
cisco ou até appliance da sonicwall e outros, que fazem isso. É só
habilitar ISP Failover na interface e mandar pingar um servidor
externo que os pacotes obedecem a rota e o IP diferente para cada
interface, e o sistema do roteador/firewall faz a manutenção
necessária nas rotas.

Vai ser uma configuração mais ou menos assim:

ISP 1 <-> NAT - FW <-> Rede interna
ISP 2 <-> NAT /

Na real, Estou enfrentando o seguinte problema:

Usaria hping para verificar o link externo, OK. mas precisaria fazer
com que o hping usasse IP's e rotas diferentes para cada teste. Pensei
em usar policy routing no pf, mas gerando os pacotes no proprio
servidor parece que ele apenas obedece a rota padrão. Enfim, o resto
parece ser bem factível se conseguir superar este primeiro problema.

--
Aristeu Gil Alves Jr