Talvez vc está tendo erros desse tipo:
        “file: table is full”

Recomendo ler
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/configtuning-kernel-limits.html.

Agora, alguns detalhes... vou assumir que vc está utilizando UFS2.

O FreeBSD já quebrou a "barreira" da limitação de arquivos maiores que
2GB. E se não estou enganado, não há limitação de arquivos por
diretório.

O que vc tem de ter em mente são os inodes. Cada arquivo criado consome
um inode. Então, eu posso ter um file system pouco utilizado mas com
muitos arquivos... isso iria deixar o filesystem lotado pois todos os
inodes disponíveis foram utilizados.

Experimenta um df -ih aí. Vc verá duas colunas "diferentes", são elas:
iused -> número de inodes utilizados ifree -> número de inodes livres
        %iused -> porcentagem de inodes utilizados