Amigo uma simples solução seria instalar o Noip (/usr/ports/dns/noip),
onde através de um nome de host (por exemplo: suavpn.no-ip.org) você
poderia sempre conectar no computador desejado, devido o serviço do
no-ip pegar o ip da máquina e atualizar o nome do host. O site do
no-ip é www.no-ip.org, utilizo a uns 4 anos e nunca tive problemas com
ele

ehhe acho que fui claro =P
que que tu acha?