Bom dia lista,

estou com uma duvida referente a servidores de e-mail. Eu tenho visto
que o Qmail é muito recomendado, pelos recursos, e outros motivos... e
o postfix pelo fato de ser mais facil de configurar e mais rápido.

Porém, em relação ao Qmail, eu li em alguns lugares que o
desenvolvimento dele está parado a muito tempo, e que não existem
versões recentes, apenas patchs de correções desenvolvido por usuários
do mesmo. Isso pode significar que o mesmo está defasado, com sérios
bugs, sem suporte a novas tecnologia de processamento (64 bits,
processadores SSE3/4) entre outros detalhes de otimização de código?

Quais as vantagens do Qmail em relação so postfix? Sem considerar o
fato do mesmo estar com o desenvolvimento parado?

E como anda o desenvolvimento do postfix?

Agradeço qualquer ajuda.

Rafael Henrique Faria