Pessoal,

Recebemos um e-mail do Professor José Augusto Correa & Castro da Unesp
Araraquara informando que não se sentiu confortável ao ver a
infra-estrutura pública da universidade sendo usada para fins ilegais,
ressaltou que 70% dos PDF em questão não foram liberados pelos
autores/editoras, e que portanto, a divulgação deles se constitui crime
de pirataria contra a reserva de propriedade intelectual.

Infelizmente eu não estava acompanhando essa thread e fui pego de
surpresa pelo e-mail.

Observando a lista vi que há inclusive o Absolute BSD, cuja opinião
sobre a divulgação pirata de seu livro, o Michael Lucas postou aqui:

http://bsdnews.com/view_story.php3?story_id=6906

Eu sei que a intenção foi das melhores. Ninguem publica esse tipo de
documentação técnica propositadamente querendo infrigir licenças e leis.
Contudo, sugiro que repensem sobree divulgar livros não licenceados sob
licenças públicas de documentação ou Creative Comms. E aos que
potencialmente consideram copiar os documentos em questão, lembre-se do
fator ilegalidade e desrespeito à propriedade intelectual e licenças.

Formalmente, FUG-BR não aprova, aprecia, tão pouco incentiva a
divulgação de material ilegal em suas listas. Sei que todos sabem, mas
devido a uma reclação formal OFF-LIST me vejo na obrigação de relembrar
isso - e para que conste no histórico também.

Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
(31) 3281-9633 / 3281-3547
[EMAIL PROTECTED]