> Existe algum material (ou alguém se dispõe a postar algo) de "o que não
> se deve fazer em um sistema BSD"?
>
> Por exemplo, eu, como um Lnx User tinha a péssima mania de jogar tudo na
>  partição /, entre outras coisas.
>
> Tipo um "manual de etiqueta FreeBSD" ;P

Isso nunca foi bom em _nenhum_ S.O., seja Unix, BSDs, Linux ou qualquer outro.

Talvez você esteja procurando um "guia de boas práticas para
SysAdmins". Depois que 'pegar' as boas práticas genéricas, vai
precisar adaptá-las caso a caso, dependendo do SO.

Claro que cada sistema tem suas particularidades, mas tem coisas como
"fazer backup e conferir se o restore funciona" que são fundamentais
nesta área.

Tem várias referências na Internet, mas os melhores são os guias da
USENIX/SAGE e livros como o "UNIX System Administration Handbook" da
profa. Evi Nemeth, trent Hein e outros, os quais tive o prazer de
conhecer no LISA 99. Aqui este livro foi lançado como "Manual de
Administração do Sistema Unix".

Livros:
"The Practice of System and Network Administration"
"Time Management for System Administrators"
"Essential System Administration"
   http://www.oreilly.com/catalog/esa3/

Sites:
SunHELP