Entendi. Vou usar PostgreSQL aqui.
Acredito que não terei tablas com 50 milhões de registros tão cedo. Mas, é
uma possibilidade. O banco será extremamente relacionado, com nenhuma
redudancia de dados. O uso de Views, e Joins em todas as direções será
frequente. De qualquer forma, a modelagem está sendo feita de forma
minuciosa!
Terei um Array em RAID 10 com discos SAS de 15k RPM. Vendo seu caso, fico
extremamente aliviado em confiar bases de porte considerável ao Postgres ou
MySQL

Muito obrigado por compartilhar sua experiência.
PS: Qual o tamanho em MB do seu Banco atualmente?

Atenciosamente

Eduardo Frazão