Os scripts de inicialização tendem a fazer alguns testes antes de subir os
daemons. No caso do MySQL, ele checa as tabelas principais antes de subir.
Se você tentou subir ele manualmente, antes de criar estas tabelas,
realmente nao vai subir.
Quanto ao apache, realmente não sei. De qualquer forma, não é necessario
reiniciar o sistema para subir um daemon. Basta "liberar" ele no no rc.conf.
e recomenda-se subir ele pelos scripts pela padronização!

Att,
Eduardo Frazão