Eddy

O FreeBSD é assim , para inicializar os serviços mesmo na linha de
comando tem que ter o dito cujo no /etc/rc.conf , os parametros de
inicialização podem ser vistos no scripts de inicialização
no /usr/local/etc/rc.d/ , veja que o mesmo sempre verifica o rc.conf,
alguns ports adicionam no rc.conf e outros não , em geral não inclui, em
grande parte dos ports é mostrado uma mensagem no prompt indicando
arquivos de configurações e de inicialização

[]'s