Como assim "estrangulou"?

Ontem fomos instalar em um note, mesma configuração do meu, mas que
vinha com o Vista Starter (eca!!!), que tinha sido substituído pelo
XP, e, estranhamente, apesar de ser tudo igual (placa mãe,
processador, memória, HD, DVD, etc), o Free não subia nem que a vaca
tussa. Iniciamos desabilitando ACPI e funcionou para instalar...
Instalamos e ao tentar rebootar... NADA MAIS BOOTAVA. Nem o Vista, nem
o Free.

Como o note, apesar de mesmíssima configuração, foi comprado 1 ano
depois do meu, suponho que no nosso caso fosse BIOS ou algo assim. De
toda a forma, não conseguimos subir o bicho nem que a vaca tussa. :-/

Você passou por algo parecido?