Não sei se entendi sua pergunta... mas vou falar como uso o openvpn aqui.

Na matriz tenho o FreeBSD com o OpenVPN Server.

Nas filiais tenho apenas UMA máquina com Windows que conecta ao openvpn da
matriz... essa máquina tenho tanto com XP quanto com 2003... nela eu ativo o
serviço de roteamento nos "serviços" do windows, crio rotas, etc... e as
outras máquinas da filiais seto o gateway para esse xp/2003 que tá com o
openvpn client... e tudo funfa 100%... é mais ou menos isso que precisa? os
terminais das filiais usam tef, internet, tudo passando por um gateway
xp/2003 que está conectado ao openvpnserver da matriz com FreeBSD.

Espero ter sido claro!

Abraço,

--
Welkson Renny de Medeiros