Marcio, a operadora não consegue fazer o balanceamento na ponta dela não?
Se ela puder fazer o balanceamento, é só no seu router você colocar 2 rotas
default e a operadora vai fazer o resto.

Se for cisco,

Ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 serial0
Ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 serial1

Ip cef

E pronto.

Agora, se por problemas técnicos ela lhe entregar 2 circuitos que terminam
em switch diferentes ou até pior um POP diferente, aí realmente ela não pode
fazer nada.

Se for a 2a opção muito provavelmente ela vai entregar 2 ranges distintos de
IP.

Respondendo a pergunta, você não vai poder balancear não porque nenhum
deles, pf, ipf, ipfw, iptables, ipchains(!) sabe sobre o estado do link
entao, não sabe se está saturado ou não.

O que eles fazem é roundrobin que, como foi falado, joga cada requisição em
um link e para aplicativos simples como DNS, pequenas requisições http
funciona até de acordo.

No seu caso talvez a operadora pudesse fazer exclusivamente para você um
OSPF ou BGP privado entre os 2 circuitos(mesmo que sejam em pontos
diferentes) e lhe garantir redundância e balanceamento, mas duvido que ela o
faça até pelo tamanho do circuito e se é tão afastado, provavelmente ela
pode não possuir recursos técnicos para fazê-lo.

Talvez você possa comprar isto aqui:

http://www.linksys.com/servlet/Satellite?childpagename=US%2FLayout&packedarg
s=c%3DL_Product_C2%26cid%3D1115416833289&pagename=Linksys%2FCommon%2FVisitor
Wrapper

Nele você ligaria as 2WAN e falaria qual a velocidade máxima de up/down.
Ele possui um contador snmp e um esquema de script que, quando se aproxima
do máximo, ele desvia o tráfego para a outra WAN, fazendo um balanceamento.

Ele pode detectar que o link caiu com testes de ping/http GET, mas, como
falado, ele não sabe sobre a qualidade do link(se você setou que a
velocidade do link é  512k e a operadora está com gargalo em 256k, para ele
está tudo OK).

Já usei em um caso parecido com o seu, mas tive problemas quando o explicado
acima ocorria, mas era culpa da operadora, não do equipamento.